terça-feira, 13 de abril de 2010

Cuidando do Corpo

O efeito sanfona tem fim?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder para algumas pessoas. Mas nós vamos desvendar algumas coisas sobre essa temível "síndrome".
A revista Veja da semana passada trata da importância de se adotar um estilo de vida saudável para que se possa perder peso e manter a silhueta, com saúde.
O texto de Débora Borges fala que o maior problema "é manter o novo peso por um longo período", de preferência, para o resto da vida.
Um dos fatores fundamentais para a manutenção do peso é a prática regular de exercícios físicos. Durante a fase de perda de peso, para a maioria das pessoas é mais fácil reduzir o número de calorias ingeridas do que queimar o excesso suando na esteira da academia, durante uma ou duas horas. Além disso, quem começa a praticar atividade física para perder peso tende a comer mais, recuperando parte ou mesmo todas as calorias queimadas no exercício.

A longo prazo, é muito mais difícil cortar calorias no prato do que queimá-las na esteira.
Cerca de 90% das pessoas que se livram do efeito sanfona praticam exercícios físicos todos os dias.
A chave é encarar a ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes ou tomar banho. A vantagem da atividade física é que ela não só queima as calorias necessárias para fechar a operação matemática do dia como tem o efeito de aumentar o metabolismo de repouso até o dia seguinte - quer dizer, ainda que a pessoa faça exercícios em dias alternados, ela ganha um bônus de calorias para consumir no dia sem ginástica.
Em seguida, a reportagem menciona que uns 15% das pessoas têm genética favorável à manutenção do peso ideal, mas adverte: a manifestação dos genes depende muito dos hábitos de vida.
"Além do clássico binômio dieta e atividade física, outros dois fatores têm ganhado relevância na equação da manutenção do peso: sono reparador e controle do stress."
A ciência já sabe que noites mal dormidas levam a um aumento na produção de grelina, o hormônio do apetite, e à redução na síntese de leptina, responsável pela saciedade. Já o stress aumenta a liberação de cortisol, hormônio que contribui para o acúmulo de gordura visceral.

Veja a matéria completa em Saúde-família.

Se preferir, assista ao vídeo sobre Como manter o peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário